A EAD é conhecida desde o século XIX.
Entretanto somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções
pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de
milhões de pessoas que, por algum motivo não podiam frequentar um estabelecimento
de ensino presencial.
Essa modalidade de ensino
evoluiu aceleradamente com as tecnologias disponíveis, as quais influenciam
fortemente o ambiente educativo e a sociedade.
No Brasil a
EAD se iniciou em 1904, com o ensino por correspondência, que oferecia cursos
profissionalizantes em áreas técnicas, sem necessidade de escolaridade
anterior.
Por volta dos anos
sessenta, as aulas eram transmitidas por rádio, com algum material impresso.
O Instituto Universal Brasileiro foi um
dos maiores responsáveis pelo ensino à distância no Brasil, com uma gama maior
de cursos, como técnica em eletrônica, secretária, técnico em contabilidade,
dentre outros. Tivemos também os cursos supletivos, que tiveram grande
aceitação na população que optou por esta formação.
Em 1996, com a lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, o Brasil deu um grande salto na educação a
distância, pois neste período constituíram-se os primeiros cursos superiores,
já regulamentados pelo ministério da educação. O EAD tem crescido, em função da
era da informatização e as facilidades que esta proporciona, e entre 2004 e
2005 o aumento se deu em torno dos 32%, com aproximadamente duzentos e quinze
cursos reconhecidos pelo MEC.
A EAD impulsiona o aluno a ter autonomia sobre o próprio desenvolvimento, o que segundo teóricos como Piaget e Constance Kamii, é peça chave no processo de aprendizagem, no qual o professor tem papel mediador, orientando o aluno, que por sua vez, escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.
A EAD impulsiona o aluno a ter autonomia sobre o próprio desenvolvimento, o que segundo teóricos como Piaget e Constance Kamii, é peça chave no processo de aprendizagem, no qual o professor tem papel mediador, orientando o aluno, que por sua vez, escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário